Camadas, Formação e composição do solo

Olá hoje vamos falar sobre as camadas, a formação e a composição do solo

O SOLO

Solos são compostos naturais formados pelo processo de desagregação das rochas. Eles são variados e a base do desenvolvimento humano e das atividades econômicas.

(O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra).


Camadas do solo

Crédito: mundo educação 


Os solos são corpos naturais formados pela desagregação das rochas, eles são variados e formados pela desintegração das partículas que compõem a rocha, o nome desse processo é intemperismo. Os solos são classificados de diversas formas, como quanto à textura e à presença de areia ou argila em sua composição, e esta é influenciada pelos elementos presentes neles.

Os solos são a base para o desenvolvimento das plantas e animais, ou seja, são base da biodiversidade e também para as atividades econômicas, principalmente o setor primário — agricultura, pecuária e extrativismo.



Formação do solo

O solo é definido como um corpo natural composto por substâncias orgânicas e inorgânicas presente na superfície terrestre e oriundo da desagregação das rochas. O processo que dá origem à formação do solo é chamado de intemperismo, ou seja, a desagregação das partículas das rochas e minerais que altera suas propriedades químicas.

Crédito: mundo educação 

São fatores que contribuem para a formação do solo o material originário (rocha matriz ou rocha mãe), o clima, a atividade biológica, ligada aos organismos vivos presentes no lugar de origem do solo, o tempo, a hidrografia e a topografia da área. Todos esses elementos agem em conjunto ao promoverem a separação das partículas das rochas.

Assim o solo é formado por meio de processos que fazem a desintegração de partículas, promovendo sua evolução e seu crescimento. Esses processos levam em conta a infiltração de água ou a descompactação de partículas por outros elementos físicos ou químicos, e, assim, o solo vai aumentando, crescendo, desenvolvendo-se, pois, quanto mais profundo é o solo, mais desenvolvido ele é. Para saber mais sobre esse processo, acesse: Formação dos solos.

Crédito: mundo educação 



Composição do solo 

creditos: geoportal

5%M.O.:Quartzo e feldspato clivina augita plauioclase cilica sia4 fe mg ca


areia ferro magnesio calcario sodio aluminio titanio silico 

argila:grãos menores que 2mm silcato de aluminio ferro e calcario e potassio se origina da desagregação de rochas feldspalicos 


25% ar:n2:78%

        o2:21%

         ar:1%

         co2:0,03%(0,0407%)


25%h2o: M.O.:Formada por organismos vivos residuos vegetais e animais

M.O.:

1.Os organismos vivos BIOTA:bacterias octiciosmicentos leveduras forma:minhoca(amelidio)prodosoricos zeveduras

2.restos:tecidos mortos

3. humis:organismos mortos cujos são restos que não são identificadas

minerais 45%:micro ca,mg,mn,cu,b,zn,mocra npx

minerais sao solidos


CURIOSIDADE:o solo muito permeavel se chama arenoso.

adicionar M.O.

adubação verde:plantas leguminosas cujo o fruto um legume ervilha região


essa foi  a aula de hoje obrigada pela atenção


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atmosfera parte 2

O ciclo da água

tipos de solo